Sobre Nós

 

Voo livre em miracema, é um projeto criado para divulgar o voo de Parapente em Miracema e municipios vizinhos, nossa finalidade, é promover o Esporte de Aventura no Município, bem como dar apoio a todo e qualquer tipo de Esporte que tenha contato direto com a natureza.

 


histórico do parapente...


O homem sempre teve o sonho de voar, essa idéia de imitar os pássaros é lembrada, através da história, ˝como indicador sempre presente da decisão do homem em imitar este natural símbolo de liberdade˝, relatando sobre os mitos gregos de Dédalo e Ícaro, que escaparam de Creta em asas de linho e penas de cera representa bem a luta do homem em voar.

A palavras parapente ou paraglider, são de origem estrangeira, segundo:
§ Parapente vem do francês, é a fusão de parachute + pente , ou seja, pára-quedas de encosta.

§ Paraglider vem do inglês, é a fusão de parachute + glider, que significa pára-quedas de planar.

O parapente teve sua origem ligada diretamente a pesquisas realizadas pelo pára-quedista e engenheiro em aerodinâmica, o americano David Barish que se dedicou-se ao estudo do pariglider, com o objetivo de concepção de um pára-quedas especificamente destinado ao projeto Apollo. Enquanto estudava David produzia alguns protótipos, até que em 1965 ele construiu uma espécie de velame, decolando do monte Hunter nos EUA. Apesar de ser um equipamento muito peculiar, possuindo uma forma diferente dos parapentes atuais, mas já contava com o bordo de ataque composto de extradorso e intradorso em dois painéis independentes. Ele tinha um tecido inferior que cobria um terço da corda e era composto inicialmente de três e logo em seguida, de cinco grandes gomos.

Após ter realizado o vôo experimental da montanha perto de Nova York, David Barish deu o nome de slope soaring na nova atividade.

Durante o ano de 1966 David fez alguns vôos de demonstração, mas parecia que a idéia ainda estava muito à frente no tempo. No Hangliding, manual de vôo livro publicado em 1973, paragliding foi descrito como uma variante do vôo de asa. Baseado nas pesquisas de David Barish, o manual servia de referência didática para os pioneiros de Mieussy e seus primeiros vôos.

A evolução do Parapente ou Paraglider, começou com os alpinistas franceses que após a escalada aos Alpes queriam descer de uma forma mais rápida e prática, mais radical. Abrir o pára-quedas e decolar montanha abaixo. Com o tempo este velame foi sendo aprimorado pelas empresas ligadas ao vôo livre. Com muito investimento em seus protótipos. Assim o pára-quedas ganhou células menores, com maior número, com mais linhas cada vez mais finas porém resistentes. Aumentou o número de tirantes, e a performance do vôo, junto com isso melhorou também a decolagem do parapente e as técnicas do piloto. Para a melhor comodidade do navegador foi desenvolvida uma selete (cadeirinha), acoplado nela vão: acelerador, pára-quedas reserva, “camel back” (reservatório de água potável), variômetro, bússola, GPS, juntamente com protetor de coluna e mais recentemente o “air bag” utilizado para pousos forçados.

Hoje a atual tecnologia e o desenho das asas modernas traz o realce para a liberdade e o prazer de voar com segurança. Suportadas pela forma aerodinâmica, que ao passar através do ar provoca uma diferença de pressão entre a camada de ar que corre pela superfície inferior, gerando, assim, a sustentação. Mesmo planando, a asa tende a pousar perdendo altura. Para se manter voando é necessário que existam camadas de ar ascendentes, que elevem a asa e a mantenham voando. Suportadas pelas forças do vento ou das térmicas as asas atuais podem experimentar a liberdade do ar e partilhar da alegria de voar como os pássaros.

Vários registros diferenciados quanto à data e o primeiro vôo de parapente no Brasil pode ser encontrado. Há a versão de que o paraglider chegou em 1988 trazido por um francês que veio voar nas pedras do Rio de Janeiro (ABVL, 2004), sendo que desde então, os brasileiros envolveram-se com o esporte e criaram escolas de vôo para disseminar as técnicas de pilotagem da nova forma de voar.

Hoje, o número de praticantes é bastante grande e cada vez mais crescente, o Brasil é considerado um grande potencial tem grandes potenciais para a prática do esporte.